Mamoplastia de aumento é a cirurgia plástica que aumenta o volume das mamas com o uso de implantes, mais conhecidos como próteses de silicone. É uma das cirurgias mais desejadas pelas mulheres. A colocação de próteses de mama foi efetivamente consagrada pelas brasileiras. A cirurgia possui um alto índice de sucesso e satisfação.
Indicações da cirurgia
As mamas estão muito relacionadas à feminilidade e o seu tamanho também está muito relacionado à autoestima de muitas mulheres. Se sentir confiante para usar uma roupa de banho ou um decote é um desejo que pode ser alcançado com o uso de próteses de silicone. A cirurgia é indicada para mulheres que acham suas mamas pequenas ou desejam restaurar o volume mamário perdido após perda de peso ou gravidez. Em alguns casos, quando houver assimetria das mamas, ela também pode ser corrigida com a Mamoplastia de Aumento.
Como funciona a Mamoplastia de Aumento?
A Cirurgia:
São realizadas pequenas incisões de 4 a 6 centímetros em áreas que ficam escondidas por onde o silicone é introduzido. Após a cicatrização essas incisões ficam em áreas disfarçadas ou escondidas. As opções mais comuns para o local da incisão são:
● Incisão no sulco mamário: a cicatriz fica na dobra natural abaixo da mama, bem discreta e escondida;
● Incisão periareolar: a cicatriz fica ao redor da aréola das mamas, na transição da aréola com a pele, também recomendada para quem quer diminuir a aréola;
● Incisão axilar: a cicatriz fica nas axilas e é a opção para pacientes que não desejam cicatrizes nas mamas.
Onde é colocada a prótese?
Depois de feita a incisão, a prótese mamária pode ser colocada em três locais diferentes:
● Subglandular: a prótese fica abaixo da glândula mamária e acima do músculo do peitoral;
● Subfascial: a prótese fica abaixo da fáscia do músculo peitoral (a fáscia é um fino tecido que reveste o músculo);
● Submuscular: a prótese fica abaixo do músculo peitoral.
A prótese, a forma e o tamanho.
As próteses de mama geralmente são feitas de gel coeso de silicone e revestidos por uma camada também de silicone que na maioria das vezes deve ser texturizada. Atualmente as próteses mamárias de silicone são extremamente seguras e duradouras, além de não interferirem com os exames diagnósticos da mama e nem com a amamentação. Quanto à forma, as mais comuns são as redondas e de perfil alto, mas existem também as formas naturais ou anatômicas. Os tamanhos também são variados e devem ser escolhidos com o cirurgião, de acordo com cada paciente. Existem várias marcas e no Brasil, o importante é que seja aprovada pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que confere o registro para as próteses serem comercializadas.
A paciente pode até indicar o tipo de seios que gostaria de ter, mas apenas o médico será capaz de avaliar se ela já tem tecido mamário e somar o tamanho da prótese para chegar ao resultado final do volume dos seios.
Anestesia: Local com sedação, peridural com sedação ou anestesia geral.
Tempo da cirurgia: Em média 2 horas.
Tempo de internação: A paciente fica no hospital algumas horas, voltando para casa no mesmo dia ou pode permanecer no hospital até o dia seguinte.