A Lipoaspiraçao é uma das cirurgias mais realizadas em nosso país, também conhecida como lipoescultura, a lipoaspiração remodela áreas específicas do corpo, removendo o excesso de depósitos de gordura localizados, melhorando o contorno corporal.
A lipoaspiração pode ser realizada com outros procedimentos como a ritidoplastia ou “lifting facial”, a redução de mamas ou a abdominoplastia. A diferença de lipoescultura e lipoaspiração é que na primeira utilizamos a gordura aspirada para enxerto ou aumentar determinadas áreas como os lábios, as mamas, e principalmente os glúteos.
Indicações da cirurgia
Algumas pessoas devido suas características genéticas tem tendência em acumular gordura em determinados locais específicos; como culotes, flancos ou coxas. Esses são os melhores pacientes indicados ao procedimento, promevendo uma melhora do seu contorno corporal. É importante salientar que a lipoaspiração não é recomendada como método de emagrecimento, mas para tratamento desses locais de acúmulo de gordura. A maioria dos procedimentos realizados ainda são nas mulheres, mas hoje em dia muitos homens tem aumentado sua procura, principalmente associando a lipoaspiração ao tratamento da ginecomastia (aumento das mamas) e da “papada” (mento).
A Cirurgia:
São realizadas incisões em torno de 0,5 cm em locais de dobras e escondidas ou sob a marca do biquíni, e próximos às áreas a serem tratadas. Por estas incisões são introduzidas as cânulas finas de lipoaspiração ligadas a um aparelho com vácuo, que na medida em que são movimentadas, vão removendo o excesso de gordura acumulados na região. Para uma lipoaspiração segura não deve ser removido mais que 7% do volume de gordura do peso corporal total.
Anestesia: Anestesia local, local com sedação, peridural com sedação ou anestesia geral, dependendo da quantidade de gordura a ser retirada.
Tempo da cirurgia: Em média de 1 a 4 horas, de acordo com a área e extensão a ser tratada. Tipo de internação: Geralmente o paciente fica no hospital de 12 a 24 horas, dependendo do tempo e extensão da cirurgia.
*MARCELO NORIO INADAé cirurgião plástico Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Atende como Professor em Cirurgia Plástica no Hospital da Cruz Vermelha e em seu consultório particular.