Muitos pacientes me perguntam: Qual o valor da cirurgia?
Todos os dias recebo perguntas das pacientes perguntando: Qual o valor da cirurgia? Então resolvi escrever um post sobre o assunto e assim explico melhor para todas.
VALORES: Em cumprimento ao código de ética médica, é vedada a divulgação de preços de procedimentos médicos: “Art. 3º: Cabe ao médico, após os procedimentos de diagnóstico e indicação terapêutica, estabelecer o valor e modo de cobrança de seus honorários, observando o contido no Código de Ética Médica, referente à remuneração profissional.” (Resolução CFM 1836/2008).
Por isso dificilmente você encontra os valores divulgados das cirurgias pelos profissionais éticos.
Mas aqui vão algumas dicas.
Para saber o valor de sua cirurgia, o primeiro passo é agendar uma consulta médica. O cirurgião plástico realizará sua anamnese e juntos vocês decidiram o procedimento adequado para o seu caso. Havendo indicação para a cirurgia, ele irá lhe explicar todos os custos e as várias formas de parcelamento.
O valor de cada cirurgia varia de acordo com cada procedimento, pois a custo hospitalar é diferente para cada procedimento. Tem procedimento que dura 1 hora, 2, 3 ou mais horas. A cirurgia pode ser day-hospital, quando a paciente vai de alta no mesmo dia; ou internada, necessitando de permanecer mais dias no hospital. Existem cirurgias que necessitam de mais ou menos materiais cirúrgicos como fios e gazes anestésicos. Muitas vezes as pacientes querem realizar mais de um procedimento. Neste caso a maioria dos hospitais dão um desconto na cirurgia de menor valor. Procure escolher um cirurgião que opere em hospital que tenha UTI, caso necessário.
Existem vários custos de uma cirurgia além do hospital.
O anestesista que tomará conta de você enquanto você é operada. Procure um médico que já tenha o anestesista da sua equipe. Assim o cirurgião pode operar mais tranquilo.
O cirurgião auxiliar que ajuda o seu médico.
A instrumentadora que oferece os instrumentos ao seu médico.
E os materiais extras como no caso da prótese de silicone ou glúteos. Procure se certificar das marcas que serão utilizadas, se são aprovadas pela Anvisa, onde são fabricadas e se tem garantia.
O valor da cirurgia de uma pessoa, nem sempre é o mesmo valor da cirurgia de outra pessoa. Muitas vezes uma cirurgia que uma pessoa realizou, às vezes não é a mesma cirurgia de que você necessita. Por exemplo o valor de uma cirurgia para inclusão de prótese numa mulher que nunca teve filhos sem excesso de pele é completamente diferente de uma mastopexia com prótese, cirurgia indicada para mulheres que já amamentaram e que também vão colocar prótese mas precisam retirar o excesso de pele das mamas. Assim o valor de uma cirurgia muitas vezes varia de uma pessoa para outra, de acordo com o que cada paciente necessita. Com tantas variantes para o valor de cada cirurgia, agora você sabe um pouco mais sobre o que é importante para sua cirurgia. Assim volto a enfatizar na importância da consulta médica, onde você vai poder conversar e tirar todas suas dúvidas com o cirurgião plástico que você escolheu.
Não opere pelo preço. Vá a uma consulta médica, esclareça o que você deseja e veja se tem confiança no profissional. Só opera se sentir segura.
A CONSULTA É COBRADA?
Sim, cobramos a consulta. Valorizamos nosso trabalho e não trabalhamos pelo preço ou por números. Procuramos dar o melhor atendimento possível e esclarecer o máximo o trabalho que faremos. Sua consulta normalmente dura o tempo que for necessário, onde você explica o que deseja e o cirurgião plástico com seus conhecimentos explicará o que é possível e a melhor cirurgia proposta para o seu caso.
Desconfie de avaliações gratuitas onde você será apenas mais um número. Existem muitas clínicas que na verdade são empresas intermediadoras em que um empresário contrata médicos recém formados que ainda não possuem uma clientela e oferece uma infra estrutura grande, com muita propaganda, com vendedoras que não são médicas para oferecer cirurgias, os cirurgiões que recebem uma pequena quantia pelo valor total cobrado, sendo obrigados a realizar várias cirurgias para ganhar pelo número de pacientes operadas, sendo que o maior valor fica com o empresário dono da “clínica”. Nestas intermediadoras muitas vezes não se cobram a consulta. Desconfie e fuja destes locais. Essas empresas fazem pacotes com o hospital, muitas vezes com um valor mais baixo, forçando o medico a operar sozinho com a instrumentadora, com um tipo de anestesia mais barata como a peridural ou até materiais e próteses de menor qualidade. Não seja mais uma!
Consulte um cirurgião pelas suas referências. Se você tem uma indicação é muito mais importante do que o preço. Procure saber se ele é realmente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Existem 3 categorias: o aspirante em treinamento, que ainda não pode operar sozinho. O especialista e o Titular em Cirurgia Plástica, o mais alto grau na especialidade. Confira a experiência do cirurgião. Vá a consulta, converse e tire suas dúvidas. É preciso sentir empatia e confiar no seu médico antes de tudo. Só opere se sentir confiança!
Para maiores informações e agendamento de consulta, ligue e agende pelo tefenone: 11 4117-2004
Atenciosamente,
Marcelo Norio Inada
*MARCELO NORIO INADA é cirurgião plástico Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Atende como Professor em Cirurgia Plástica no Hospital da Cruz Vermelha e em seu consultório particular. Tem experiência em Cirurgia Plástica Estética e Reparadora, Oncologia Cutânea; atuando principalmente nos seguintes temas: cirurgia plástica estética (face, rinoplastia, otoplastia, contorno corporal, silicone de mamas, lipoaspiração, abdominoplastia); cirurgia plástica reparadora e câncer de pele.