Abdominoplastia ou Dermolipectomia

A Abdominoplastia é cirurgia que promove a retirada do excesso de pele e de gordura da região abdominal associada a correção da diástase dos músculos abdominais, dando-lhes firmeza e devolvendo o cintura da paciente.
Indicações da abdominoplastia
Fatores como gravidez, envelhecimento, oscilações de peso, hereditariedade, cirurgia prévia, entre outros, podem causar um acúmulo de gordura, bem como um excesso de pele flácida na região do abdome e que não são eliminados com exercícios e dieta.
Nesses casos, a cirurgia é indicada, pois reestabelece a firmeza da musculatura abdominal e retira o excesso de pele e gordura.
Como funciona a Abdominoplastia?
A Cirurgia: Uma incisão é feita horizontalmente na porção mais baixa do abdome e logo acima do pube, estendendo-se de um lado a outro. Uma outra incisão é feita ao redor do umbigo. Geralmente a cicatriz fica escondida na linha do biquíni. Na cirurgia, a flacidez e fraqueza dos músculos retos abdominais (diástase) são corrigidas, melhorando a definição do abdome e da cintura, além de todo o excesso de pele e gordura também serem removidos.
Lipoabdominoplastia
Uma variação técnica da Abdominoplastia é a Lipoabdominoplastia, em que associamos a lipoaspiração ao abdome durante a Abdominoplastia. Iniciamos com a paciente deitada de barriga para baixo, lipoaspiramos as costas e o dorso, podendo ser realizada a lipoenxertia nos glúteos. Viramos então a paciente de barriga para cima e realizamos a lipoaspiração da camada abdominal diminuindo a espessura do abdômen e então realizamos a abdominoplastia para a retirada de pele e gordura, podemos ainda realizar a lipoaspiração das coxas, braços, e papada (mento) no mesmo ato cirúrgico.
Anestesia: Peridural com sedação ou geral.
Tempo da cirurgia: Em média de 3 a 4 horas.
Tempo de internação: Geralmente a paciente permanece internada no hospital por uma noite, voltando para casa no dia seguinte.